sábado, 24 de março de 2012

CARTAS NA MESA - Agatha Christie



Agatha Christie colecionava macaquinhos de pelúcia que adquiria na feira anual, talvez tenha se inspirado nesse hábito para escrever esse livro criando um personagem que coleciona assassinos impunes. Seu nome, Mr. Shaitana.

Poirot é convidado para um jantar na casa de Mr. Shaitana que convida, também, três amigos seus que trabalham com investigações criminais para, juntos, apreciarem alguns “espécimes” de sua intrigante coleção. Eis a lista dos convidados, além de Poirot:

1) Mrs. Ariadne Oliver, famosa escritora de romance policial e que às vezes atua como detetive.
2) O Superintendente Battle da Scotland Yard.
3) O Coronel Race do serviço secreto.
4) Dr. Roberts, médico clínico.
5) Mrs. Lorrimer, uma senhora de 60 anos.
6) O Major Despard, um tipo aventureiro que fazia safáris e gostava de esportes.
7) Miss Meredith, uma moça de 20 e poucos anos, bonitinha e meio tímida.

Após o jantar, os convidados vão jogar bridge e Mr. Shaitana vai sentar-se próximo a lareira. Tudo corria conforme planejara. A festa o divertia sobremaneira...

Mas ele subestimou o perigo iminente que significava reunir quatro prováveis assassinos sob o mesmo teto insinuando para eles que “eu sei o que vocês fizeram”, pois, algumas rodadas de bridge depois, um dos convidados descobre que ele foi assassinado.

Mr. Shaitana é um dos personagens mais interessantes já criados por Agatha Christie, ele é sarcástico, ousado. Os que o conhecem o têm como satânico e ele gosta de pagar para ver, bem, desta vez ele não viu ou será que lá do outro lado viu a cara que fizeram os quatro detetives ao perceberem que um homem foi assassinado bem debaixo dos seus narizes? Descobrir o assassino tornou-se uma questão de honra para eles que o fazem com maestria.

Uma das coisas que mais gosto nos livros de Agatha é os motivos que levam uma pessoa a ser assassinada e o desse livro acho genial.
É considerado um bom livro pelos fãs de Agatha, eu o acho ótimo! :)

bj da angel ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...