sexta-feira, 1 de março de 2013

O INVENTOR DA SOLIDÃO – Paul Auster




Há muito tempo eu queria ler um livro desse autor, que me foi muito bem recomendado.

Talvez “O Inventor da Solidão” seja o livro menos indicado para se iniciar na obra de Paul Auster. Por outro lado, foi um belo começo!

Pois certamente Paul Auster escreve muito bem. Um autor inteligente, erudito e criativo, com um estilo elegante e com um “sabor” muito próprio.

O desafio vem do livro não ser de ficção, mas autobiográfico, e portanto uma obra atípica. O livro é dividido em dois textos, “Retrato de um Homem Invisível” e “O Livro da Memória”. São dois textos complementares, embora muito distintos entre si. No primeiro, Auster mergulha na vida do pai recentemente falecido e reconstrói sua difícil relação com ele. E no segundo mergulha em si mesmo, tecendo um brilhante mosaico com pepitas arrancadas das profundezas da memória.

Admirei intensamente a habilidade, coragem e o talento do autor. Não posso dizer que compartilho de sua visão de mundo, marcada pelo pessimismo.

Essa diferença tornou-se mais pronunciada em “O Livro da Memória”. Auster refere-se continuamente ao acaso para expressar o seu assombro com a sincronicidade. Uma obstinada recusa em atribuir significado ao que lhe causa assombro o leva a concluir que a vida não tem sentido.

Não pude deixar de comparar com Hermann Broch, que é tão intelectual quanto (ou até mais), e nem um pouco “bonzinho”, mas que conseguiu extrair mais substância de sua intelectualidade.

Penso que um livro como esse pode ser nocivo, por induzir ao erro. O mergulhador que não encontra a pérola no fundo do oceano não deve culpar o mar. Ele é que não soube mergulhar.

Ainda assim, gostei muito de ter lido esse livro e pretendo ler outros do mesmo autor.



***///***
Aproveito para convidar você a conhecer o livro O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:

Blog:
http://sincronicidio.blogspot.com/
 
***///***
MANIFESTO – Mensageiros do Vento
LEIA AGORA (porque não existe outro momento):


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...