domingo, 22 de janeiro de 2017

CAI O PANO – Agatha Christie


“Cai o Pano” (Curtain), a aventura definitiva de Hercule Poirot, foi escrito durante a Segunda Guerra, quando Agatha temia por sua vida e desejava dar um desfecho digno aos seus dois personagens mais icônicos (Poirot e Miss Marple, para quem escreveu na mesma época “Um Crime Adormecido”). Os dois livros ficaram décadas no cofre de um banco. Em 1974, ao perceber que não conseguia mais escrever, Agatha resolveu lançar “Cai o Pano”. Foi o último livro publicado durante a vida da autora.

Li esse livro pela primeira vez há muitos anos, leitura que foi adiada ao máximo e cercada de grandes expectativas. Confesso que chorei de emoção, lamentando o fim de Poirot!

Hoje, tempos depois, decidi afinal reler essa obra marcante. Não me despertou a mesma emoção, mas trouxe renovados aprendizados: é muito interessante observar como Agatha Christie se tornou a Rainha do Romance Policial, graças a artifícios muito interessantes. Em momento algum ela chega a quebrar as “sagradas” regras do romance de mistério, mas em seus melhores momentos (como em “Cai o Pano”) ela expande completamente a interpretação dessas regras, de forma muito astuciosa, a ponto de conseguir enganar o leitor repetidas vezes. Malandragem pura! Algo totalmente inesperado em uma respeitável dama inglesa!

Esse livro é muito bom, mas só recomendo que seja lido por quem já leu no mínimo uns 40 livros de Agatha! Pois será melhor saboreado pelos que já amam Poirot e suas pequenas células cinzentas...




\\\***///


A MARCA – Fabio Shiva

Um intrigante conto de mistério e assassinato que tem como pano de fundo a saga dos Anunnaki... “A MARCA” foi originalmente publicada em “REDRUM – Contos de Crime e Morte” (Caligo Editora, 2014), sendo um dos sete contos selecionados para a antologia. Em 2016 a história foi republicada no livro duplo de contos “Labirinto Circular / Isso Tudo É Muito Raro”, de Fabio Shiva (Cogito Editora). E agora está disponível aqui. Boa leitura!
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5825862

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...