domingo, 26 de fevereiro de 2017

O JARDIM DE OSSOS – Tess Gerritsen


Bem legal esse “suspense médico”, que começa de forma despretensiosa, mas vai aos poucos capturando a atenção do leitor.

A narrativa se divide em duas linhas temporais, uma em 1888 e a outra nos dias atuais. O evento que liga as duas histórias é a descoberta de um esqueleto enterrado há mais de 100 anos no jardim de uma casa, com todos os indícios de um assassinato. Isso leva a protagonista Julia Hammil a investigar uma série de crimes ocorridos no século XIX e atribuídos ao “Estripador de West End”.

Esse é o primeiro livro que leio nessa categoria de “suspense médico”, em que considerei marcantes as descrições bem detalhadas de autópsias e outros procedimentos médicos. Por outro lado, é bem marcante a “feminilidade” na narrativa, pois tudo é narrado muito pelo ponto de vista feminino. Uma combinação bem inusitada, mas que deu certo!

O que chamou mais a minha atenção foi a descrição dos procedimentos médicos do século XIX, totalmente incorretos à luz dos conhecimentos de hoje, somada à incrível arrogância dos médicos, que prescreviam sangrias a três por quatro e saíam de uma dissecação de cadáver feita a mãos nuas direto para a sala de parto... sem lavar as mãos! De lá para cá o conhecimento médico avançou um pouco, mas a arrogância continua a mesma! O que me lembra de um amigo querido, que sempre diz que nossa medicina ainda é medieval... e cada vez mais concordo com ele! O futuro mostrará....


\\\***///


A MARCA – Fabio Shiva

Um intrigante conto de mistério e assassinato que tem como pano de fundo a saga dos Anunnaki... “A MARCA” foi originalmente publicada em “REDRUM – Contos de Crime e Morte” (Caligo Editora, 2014), sendo um dos sete contos selecionados para a antologia. Em 2016 a história foi republicada no livro duplo de contos “Labirinto Circular / Isso Tudo É Muito Raro”, de Fabio Shiva (Cogito Editora). E agora está disponível aqui. Boa leitura!
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5825862
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...