sábado, 4 de fevereiro de 2017

UM ASSASSINO ENTRE NÓS – Ruth Rendell


Genial, genial, genial!

Li esse livro pela primeira vez há uns cinco anos, quando eu havia acabado de escrever meu primeiro romance, o policial “O Sincronicídio”. Nessa primeira leitura, me senti muito agraciado, pois os dois livros têm em comum o fato de anunciarem nas primeiras linhas um acontecimento central na história, que só se dará ao final do livro. Na época cheguei a ser criticado por um dos editores a quem apresentei o original do livro. Ele queria publicar o meu livro, na condição de que eu abrisse mão dessa revelação logo no primeiro capítulo. Recusei terminantemente, mas é claro que fiquei um pouco ansioso, afinal aquele era meu primeiro livro. E então chegou a leitura de “A Judgement in Stone” (li no original da primeira vez), como uma benção, sinalizando: “acredite na sua voz, siga em frente!” (Felizmente pouco depois o meu livro foi lido pela querida Bia Machado, da Caligo Editora, que decidiu publicar “O Sincronicídio” – sem alterações).

Cinco anos depois, encontrei em um sebo “Um Assassino Entre Nós”, dessa autora que tanto admiro, Ruth Rendell (dela já li também o fabuloso “Carne Viva”, no qual se baseou o filme “Carne Trêmula” do Almodóvar). Não me toquei que era o mesmo livro que eu havia lido anos antes, com o título de “Um Julgamento na Pedra” (ou algo assim). E que bom, pois isso me deu a oportunidade de mergulhar novamente nessa trama perfeitamente urdida.

Esse livro é tão bem escrito que nos convence de que a história aconteceu mesmo. Excelente ritmo, personagens bem concebidos e um suspense que deixa o leitor grudado na leitura até a última página.

Essa segunda leitura me foi muito proveitosa, pois possibilitou perceber algumas das técnicas utilizadas pela autora.


Recomendadíssimo!


\\\***///



A MARCA – Fabio Shiva

Um intrigante conto de mistério e assassinato que tem como pano de fundo a saga dos Anunnaki... “A MARCA” foi originalmente publicada em “REDRUM – Contos de Crime e Morte” (Caligo Editora, 2014), sendo um dos sete contos selecionados para a antologia. Em 2016 a história foi republicada no livro duplo de contos “Labirinto Circular / Isso Tudo É Muito Raro”, de Fabio Shiva (Cogito Editora). E agora está disponível aqui. Boa leitura!
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5825862
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...