sábado, 29 de abril de 2017

O ANJO DA VINGANÇA – Giorgio Scerbanenco



Muito interessante e diferente esse romance policial italiano que venceu o grand-prix de la littérature policiére 1968. O autor, que na verdade nasceu na Rússia, mas foi para a Itália ainda muito jovem, possui um estilo de narrativa e temática bastante original, mais próximo do noir, envolvendo cenas de violência e tipos do submundo, mas com uma abordagem diferenciada, talvez um certo toque de sutileza psicológica.

Confesso que a leitura foi um pouco árdua devido à edição portuguesa de 1985, bem anterior ao acordo ortográfico. Isso certamente contribuiu para a sensação de estranheza, ler uma história italiana em tradução com forte sotaque de Lisboa... que me fez lembrar do famoso dito Traduttore, Traditore (“Tradutor, Traidor”), bem adequado ao caso, uma vez que o título original do livro é Traditori di Tutti, que acabou virando “O Anjo da Vingança”.

Mas vencida essa dificuldade inicial acabei sendo conquistado pela força e originalidade da trama: Duca Lamberti, médico que foi preso e teve sua licença cassada após ter cometido uma eutanásia, acaba se tornando um policial honorário quando se vê envolvido com uma perigosa quadrilha de tráfico de armas e entorpecentes, ao ser procurado por um dos membros da gangue, que lhe pede para... restaurar cirurgicamente um hímen! Como subtrama, a história de uma vingança que leva anos para se concretizar.


Além disso, pela lei da sincronicidade foi muito interessante ler um romance policial italiano cuja história se passa em Milão, tendo eu mesmo ambientado em Milão (sabe Deus porque!) boa parte da trama de meu primeiro romance, “O Sincronicídio”. E mais ainda ao me deparar com a expressão “Linha Gótica”, que eu ainda não conhecia, sendo que atualmente escrevo meu segundo romance, intitulado “Favela Gótica”. E viva a sincronicidade!


\\\***///


A MARCA – Fabio Shiva

Um intrigante conto de mistério e assassinato que tem como pano de fundo a saga dos Anunnaki... “A MARCA” foi originalmente publicada em “REDRUM – Contos de Crime e Morte” (Caligo Editora, 2014), sendo um dos sete contos selecionados para a antologia. Em 2016 a história foi republicada no livro duplo de contos “Labirinto Circular / Isso Tudo É Muito Raro”, de Fabio Shiva (Cogito Editora). E agora está disponível aqui. Boa leitura!
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5825862
 

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...